segunda-feira, 13 de julho de 2015

SuperStar: Reality band show.



O SuperStar é um reality show musical que tem como concorrentes bandas e grupos musicais (poderíamos então chamá-lo de um reality band show). O formato do programa é de origem israelense e é resultado de uma outros realities musicais que passaram a ser exibidos naquele país.
Em 2003 foi criado o reality Kokhav Nolad ou A Star Is Born (Nasce uma Estrela), que inspirado no reality britânico Pop Idol (semelhante ao reality Ídolos, no Brasil), buscava descobrir novos vocalistas, vindo a ter grande popularidade e fazendo insurgir muitos artistas. O programa foi apresentado até 2012 pelo Canal 2, Keshet, o canal mais popular em Israel.

No ano seguinte, em 2013, se inicia outro reality, o HaKochav Haba ou The Next Star (A Próxima Estrela), que também projetou diversos artistas, além de servir, desde sua segunda temporada, para a escolha do representante de Israel no Festival Eurovisão da Canção. O HaKokhav Haba, foi concebido pela Keshet Broadcasting, pertencente ao Keshet Media Group, empresa privada israelense do ramo midiático. Esse formato, embora esteja ainda em sua segunda edição (pois não foi apresentado em 2014), que tem como principais características uma tela gigante (The Wall) que sobe quando os concorrentes são classificados e o voto por aplicativos de smartphones, deu origem à franquia Rising Star (Estrela em Ascenção), que logo foi adquirida por diversos países.



Os primeiros a comprar os direitos do reality foram os norte-americanos, apresentando sua primeira temporada em 2014, a partir de Los Angeles, mas sendo exibida em conjunto com o Canadá. Também em 2014 o programa foi exibido no Brasil, na China, França, Alemanha, Hungria, Indonésia, Portugal, Rússia e Peru. Em 2015 o reality também passou a ser apresentado na Argentina, Grécia, Itália e Japão. O Reino Unido também exibiria o programa em 2015, mas cancelou a apresentação tendo em vista alguns maus resultados do reality em países como Estados Unidos e Alemanha.



No Brasil a franquia ganhou o nome de SuperStar e em sua primeira edição teve como vencedora a banda Malta, que quando venceu o programa não tinha mais que alguns meses desde o início de sua formação e logo depois da vitória passou a ter reconhecimento nacional, com direito a música em uma trilha de novela. Façanha só possibilitada por esse novo formato de reality musical, que literalmente catapulta seus concorrentes para a fama.  O programa foi apresentado por Fernanda Lima com apoio de André Marques e Fernanda Paes Leme, e teve como jurados Ivete Sangalo, Fábio Jr. e Dinho Ouro Preto.



Em 2015 é realizada mais uma edição, também apresentada por Fernanda Lima que desta vez contou com o apoio de André Marques e Rafaella Brites. Os jurados desta temporada foram Paulo Ricardo, Sandy e Thiaguinho e a vencedora foi a dupla Lucas e Orelha, também artistas de curta estrada, dois jovens da periferia baiana que até pouco antes do programa ainda se apresentavam no recreio da escola para os amigos, tendo somente alguns vídeos postados na Internet.



No entanto, esta última edição foi muito contestada, principalmente a respeito dos vencedores escolhidos, sendo acusados por muitos telespectadores de terem vencido por manipulação dos votos. As acusações se devem em grande parte à torcida que se formou para a banda Scalene, que ficou com o segundo lugar, os fãs acusam o diretor do programa, Boninho, de ter segurado os votos durante a apresentação da Scalene para dar uma margem maior à dupla Lucas e Orelha, evidentemente mais pop e mais comercial. A dupla vencedora chegou a ser alvo de comentários preconceituosos nas redes sociais, por serem negros e por serem do Nordeste do país.

Outras críticas pairaram sobre a apresentadora, que ao olhar de muitos permaneceu toda a temporada com cara de poucos amigos, chegando a conflitar com a jurada Sandy. Mas na maior parte do tempo, foi elogiada pela beleza e elegância (sendo que também é modelo).

Como ocorreu em outros países, a audiência do SuperStar não foi das melhores, perdendo a maior parte do tempo para o Programa Sílvio Santos. Entretanto, a concessão para a edição de 2016 já foi adquirida, agora resta esperar para saber se ela realmente ocorrerá.